A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI promoveu nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/09), o Curso de Engenharia Ambiental de Cemitérios. Exatos 54 profissionais das fundações/secretarias de Meio Ambiente, Engenheiros Civis e Administradores Públicos dos 10 municípios da região da AMFRI, participaram dos encontros realizados na sede da associação.
Inicialmente o presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Meio Ambiente da AMFRI e Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, Arnaldo Christian Pereira, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento. “Para nossa região esta capacitação é marcante, pois mostra que nós estamos em busca do aperfeiçoamento para realizar a readequação ambiental de nossos cemitérios”, destaca.
O curso focou temas como, solucionar os problemas de contaminação e poluição, fazer um plano de recuperação de cemitério já constituído e legislação dos problemas ambientais dos cemitérios. Ontem o dia foi dedicado a legislação e a elaboração de um projeto de cemitério novo. Já hoje pela manhã o grupo visitou o cemitério municipal do bairro Fazenda, de Itajaí, onde verificou o que poderia ser melhorado quanto à poluição. Após retornaram para a sede da AMFRI, onde tiveram que elaborar um programa de controle ambiental em cemitérios.
As palestras ministradas pela engenheira agrônoma Elma Romanó, aliaram, conhecimentos técnicos, legislação e prática, que devem ser aplicados em cemitérios e também podem ser utilizados para aterros, porque as problemáticas abordadas são semelhantes a todos os tipos de aterros. “Espero que todos tenham saído daqui aptos a resolver qualquer problema que eles venham a ter com relação a qualquer tipo de poluição relacionada a cemitério”, enfatiza Elma.