O Colegiado de Secretários Municipais de Assistência Social da AMFRI – COSEMAS se reuniu na tarde ontem (03), para assistir duas apresentações com os temas: Atuação do Psicólogo na Política de Assistência Social na Região e o Programa Amigos do Zippy da Associação pela saúde emocional de crianças (ASEC). O evento realizado da sede da associação também teve a presença de membros das secretarias de educação dos municípios da região.
Eluana Frare, mestre em psicologia, apresentou aos membros das secretarias de educação e assistência social, as conclusões e encaminhamentos possíveis através de sua dissertação de mestrado "A Atuação do Psicólogo na Política de Assistência Social na Região da Foz do Rio Itajaí do Estado de Santa Catarina". O objetivo central do trabalho foi pesquisar como está sendo construído a atuação dos psicólogos dentro da política de assistência social, mais especificamente na proteção social básica.
Como proposta de encaminhamento a psicóloga indicou a discussão de como está sendo construída essa atuação já que foi constatado que existem algumas deficiências vinculadas às estratégias de gestão da política no setor. “Este momento serviu para dar um retorno a todos que me ajudaram neste trabalho e buscar que os psicólogos tenham mais espaço, onde possam refletir sobre a atuação da psicologia nesse campo”, destacou.
Rosane Voltolini, coordenadora dos núcleos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul da Associação pela saúde emocional de crianças (ASEC), apresentou o Programa Amigos do Zippy para os presentes no encontro. O Amigos do Zippy é um programa de educação emocional para crianças de 6 a 7 anos, ensinando-os a lidarem com as dificuldades do dia a dia, a identificarem seus sentimentos e conversarem sobre elas.
Aplicado em escolas do Ensino Fundamental, também incentiva as crianças a interagir com outras pessoas de maneira saudável e a buscar e oferecer apoio quando necessário, a pensar por si mesmos, estimulando um comportamento solidário e expandindo sua capacidade emocional e social. “Desde 2006, quando implantado em Sorocaba, o Amigos do Zippy, já beneficiou mais de 66 mil estudantes de escolas municipais e estaduais e capacitou 2.082 professores”, destaca Rosane.