You are currently viewing Colegiado de Educação se organiza para próximos eventos

Colegiado de Educação se organiza para próximos eventos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na manhã desta quarta-feira (30) o Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMFRI – CSME se reuniu na sede da associação para se preparar para os eventos dos meses de novembro e dezembro. Os principais assuntos giraram entorno da organização para o 1º Seminário Regional sobre o Ensino Religioso Escolar e a programação para o período de matrícula nas redes municipais de ensino.

Sete dos municípios que compõem a AMFRI estão no final da etapa de planejamento dos planos de matrícula. Três cidades da região já possuem suas datas estabelecidas para o período de matrícula, Navegantes estará com o processo aberto para as escolas municipais a partir de 04/11, Penha começará em 21/11, e o município de Luís Alves que iniciou estará encerrando o período de matrículas na próxima sexta-feira (01/11). As outras cidades ainda não definiram suas datas exatas, mas a previsão é que aconteça entre os dias 11/11 e 13/12.

Também marcado para novembro, com o apoio das secretarias de educação, a AMFRI irá realizar o 1º Seminário Regional sobre o Ensino Religioso Escolar. A Consultora em Educação da AMFRI, professora Gilmara da Silva, apresentou os palestrantes do evento aos membros do colegiado e reforçou o convite para que todos os municípios venham. Os secretários de educação se comprometeram a enviar representantes para o evento que será realizado na sede da AMFRI, em 13/11.

Gilmara enfatizou que o seminário trará nomes de destaque na área, como a Professora Drª. Lurdes Caron e que o evento terá o objetivo principal de debater sobre o currículo do Ensino Religioso Escolar. Na programação estão debates sobre os desafios para a constituição e consolidação do currículo do Ensino Religioso e apresentações dos principais pontos de discussão. “Nossa intenção é que juntos venhamos a estruturar os temas em debate, e que em consequência se crie um Grupo de Trabalho Intermunicipal de Revisão Curricular do Ensino Religioso”. 

Ainda neste encontro, os membros do CSME também entraram em um consenso e definiram que o ensino Religioso será prioridade nos programas de formação de professores em 2014. Além disso, deliberaram pela criação de um Grupo de Trabalho sobre Educação Especial, composto por dois representantes de cada cidade. Este grupo terá a incumbência de estudar, elaborar e acompanhar a implementação do programa de formação especial.