O Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e Pesca – COSAP recebeu em reunião extraordinária na sede da AMFRI, o Gerente regional da Epagri de Itajaí, Jorge Luiz Malburg. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (31/10), e foi focada no debate sobre o funcionamento e serviços prestados pela Empresa de pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri.
Vinculada ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a Epagri trabalha por meio de sistemas operacionais e possui como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida do meio rural e pesqueiro. A sede em Itajaí atende os municípios de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha, Porto Belo e Balneario Camboriú.
Malburg explicou que a Epagri-Itajaí realizou até o momento 224 ações através de sete grandes projetos, entre eles a assistência técnica e extensão rural da pesca artesanal, olericultura, grãos e fruticultura, são os que mais se destacam. Ele acrescenta que a instituição atende mais de 2.400 famílias na região e só funciona tendo a ajuda das entidades envolvidas. “Precisamos e contamos com o apoio das secretarias municipais de agricultura e pesca, da AMFRI e prefeituras, pois a Epagri não é nada sem a contribuição de vocês”.
O gerente regional comentou também sobre os impactos que o Plano de Demissão Voluntária Incentivada (PDVI-Epagri), terá na prestação dos serviços aos municípios. Todos os participantes evidenciaram sua preocupação, pois o mesmo poderá gerar uma redução de serviços prestados devida a brusca diminuição no quadro de funcionário. Pensando nisso, os membros do colegiado decidiram apresentar esta problemática em Assembleia de Prefeitos, buscando o apoio dos mesmos para encaminhar a direção geral da Epagri esta preocupação e buscar não reduzir os trabalhos executados pela empresa nos municípios.