Na última sexta-feira (1), uma comitiva de autoridades de Itajaí chegou a Vila da Regata da Transat Jacques Vabre 2013, em Le Havre, na França. A comitiva, formada pelo secretário executivo da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Célio José Bernardino, a vice-prefeita, Dalva Maria Rhenius, o secretário de Turismo, Agnaldo Hilton dos Santos, e o vereador Douglas Cristino, ambos de Itajaí, foi recebida pelo prefeito local, Edouard Philippe.
Dalva Maria Rhenius comentou: “O povo de Itajaí foi muito bem recebido em Le Havre. As duas cidades são parecidas, pois têm relação direta com o mar, com tradição portuária. A parada brasileira irá retribuir esse carinho e vamos trabalhar para que a regata volte ao nosso município também na próxima edição”.
Largada de Le Havre
A largada da regata francesa estava prevista para o último domingo (3), mas devido às más condições climáticas a organização do evento decidiu adiar a saída das 44 embarcações. Os mais prejudicados seriam as equipes da Classe 40, pois a velocidade e altura das ondas previstas para o Canal Inglês poderiam gerar avarias e acidentes. “Os veleiros da IMOCA e MOD70 teriam condições de partir, mas como a regata é multiclasses e conta com quatro categorias diferentes, não faria sentido autorizar a partida de apenas alguns barcos”, completou o diretor técnico da Transat Jacques Vabre 2013, Manfred Ramspacher.
Como a região sofre com a baixa pressão desde o mês passado, registrando ventos fortes e ondas de até seis metros, está previsto que amanhã (07) os 88 velejadores deixem o noroeste francês. Até o momento, o adiamento da saída das embarcações, não irá interferir na programação da “Aventura pelos Mares do Mundo”, evento programado para ocorrer em Itajaí, de 16 de novembro a 1º de dezembro, que tem, entre outras atrações, a chegada dos velejadores.
O presidente do Comitê Central Organizador do evento na cidade catarinense, Amílcar Gazaniga, garante que toda a programação será mantida. “Os festivais e demais atrações programadas para a Vila da Aventura seguirão normalmente. A única coisa que poderá ocorrer é um pequeno atraso na chegada dos veleiros”. Ele ainda explica que a travessia de Le Havre até Itajaí deve demorar de 15 a 20 dias, assim se a partida ocorrer ainda nesta semana, os vencedores da regata devem aportar em Itajaí entre os dias 18 e 21 de novembro.