Na tarde de ontem (20), o Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e Pesca – COSAP, recebeu na sede da AMFRI, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os representantes federais do setor no estado de Santa Catarina apresentaram ao colegiado da AMFRI, sua estrutura, funções e projetos.
Francisco Alexandro de Casteele, Luis Eugênio Teixeira, José Carlos Ramos, fiscais federais agropecuário e Antonio Carlos Pias de Castro, chefe substituto da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário, ressaltaram a importância desse momento para os secretários conhecerem as várias finalidades e ações do MAPA e da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Santa Catarina. “Apresentamos ao COSAP todos os projetos, entre eles, os programas ABC, Produção Integrada Agropecuária e o sistema SISBI-POA, focando principalmente em nossa divisão”, salienta Francisco.
Outra finalidade do momento foi uma aproximação entre os órgãos federais, estaduais e municipais, para que assim sejam viabilizadas novas parcerias. “Demonstramos que estamos à disposição pra desenvolver estes programas nos municípios da AMFRI e também explicamos os benefícios que os mesmos podem trazer para a região”, completa Luis Eugênio Teixeira.
Ele explica que o ABC (Agricultura com Baixa emissão de Carbono) é um programa que pretende promover a redução das emissões de gases de efeito estufa oriundas das atividades agropecuárias. Já o Produção Integrada Agropecuária, trata-se de um projeto de apoio à construção, socialização e regularização de práticas agroecológicas e orgânicas. O sistema brasileiro SISBI-POA serve para padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar e quais os procedimentos necessários para a adesão.
O presidente do colegiado e Secretário da Pesca e Aquicultura de Itajaí, Agostinho Peruzzo, destacou que a reunião foi bastante positiva, no intuito da região conhecer a estrutura da superintendência. Segundo ele, a partir de agora cabe a cada secretário e ao colegiado, transformar os conhecimento adquiridos na palestra em ações reais. “Agora temos um formato das ações deste órgão, e isso facilita a nossa entrada enquanto secretários e enquanto colegiado no Ministério da Agricultura”.
Em seguida os membros do colegiado debateram sobre os assuntos apresentados, destacando a importância da participação dos representantes do MAPA. Ainda nesta ocasião a ata da reunião anterior foi aprovada e os secretários e técnicos dos setores de agricultura e pesca da região decidiram fazer uma reunião extraordinária que irá acontecer no auditório da AMFRI, na tarde da próxima terça-feira (26/11) sobre o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).