Na tarde de ontem (21), representantes municipais se reuniram na sede da AMFRI para começar a organizar a elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O PMGIRS é um instrumento importante sobre as quais estão estabelecidas as diretrizes, assim como prazos, para a reestruturação de todos os lixões do país.
No encontro, o termo de referência do Governo Estadual para a elaboração do PMGIRS, contendo projeto de mobilização social, diagnóstico dos resíduos sólidos, análise de gestão associada, planejamento das ações e processo de implementação do PMGIRS, foram entregues aos presentes. O secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino que também participou da reunião explica que o grupo indicado pelos prefeitos e a AMFRI precisam programar a elaboração deste plano.
No mês de setembro, em Assembleia Geral, Prefeitos e Vice-prefeitos da AMFRI indicaram os representantes municipais responsáveis por conduzir a elaboração do PMGIRS. Nesta mesma ocasião, os prefeitos firmaram o convênio com o governo estadual para elaborarem os planos.
A presidente da Fundação de Meio Ambiente de Camboriú, Carla Krug destaca que esta parceria entre o Estado, a AMFRI e as prefeituras beneficiará a toda população dos municípios da região. “Nossos problemas na questão de resíduos sólidos, assim como em muitas outras áreas são municipais, mais para solucionarmos com maior agilidade e eficiência precisamos agir em conjunto”.