Doze representantes da região da AMFRI se reuniram na sede da associação na manhã desta segunda-feira (25). Balneário Piçarras, Camboriú, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo estiveram representados neste primeiro encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Especial onde foram definidas as ações para o próximo ano.
A Consultora em Educação da AMFRI, professora Gilmara da Silva explica que o objetivo da reunião foi montar a proposta de trabalho do GT para 2014. Os representantes demonstraram disposição para debater o tema e muito interesse em implementar as políticas de educação especial no âmbito dos sistemas de ensino. “As metas e ações foram decididas com o empenho e envolvimento de todos que estiveram presentes”.
As atividades de trabalho já tiveram a aprovação do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMFRI. Entre elas está à criação de uma política municipal de educação especial, formação de grupos e temas para ações de formação e ações de orientação preventiva. Além disso, será incentivado à criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em todas as cidades da região, parcerias e ações intersetoriais serão firmadas e ainda pretende-se realizar o Seminário Regional de Educação Especial.