O Colegiado de Gestores Municipais de Convênios – CGMC da AMFRI, realizou sua última reunião do ano nesta terça-feira (17). Entre os assuntos debatidos estiveram à situação das cidades diante do Fundo de Apoio aos Municípios – FUNDAM, a avaliação das ações do colegiado em 2013, as metas para 2014 e a eleição da nova vice-presidente, eleita por aclamação, Renata Guerreiro Pereira, Gestora de Convênios de Porto Belo.
Até o mês de novembro, o gestor de Convênios de Penha, Jonas Machado, assumia o cargo de vice-presidente do colegiado, mas por agora estar à frente da Secretaria de Obras da Prefeitura de Penha a nova eleição teve que ser realizada. Desta forma foi eleita para compor a atual diretoria até abril de 2014, Renata Guerreiro Pereira, Gestora de Convênios de Porto Belo. Ela se integra a atual diretoria composta pelo presidente – Célio de Oliveira de Navegantes, 1º Secretário – Maycoln Vilas Boas de Andrade de Bombinhas e 2ª Secretária – Ana Paula W. Marx de Ilhota.
Os GMC’s mostraram-se satisfeitos com este primeiro ano de retomada das atividades do colegiado. “Foi um ano muito produtivo, adquirimos muitos conhecimentos e conquistamos muitos recursos aos municípios da AMFRI”, afirma Célio de Oliveira, presidente do CGMC. Para o coordenador do colegiado, Roberto de Souza, a avaliação das ações do grupo em 2013 foram muito positivas, com várias capacitações, troca de experiências entre os municípios, viagens técnicas, entre outros.
Agora para 2014 o colegiado pretende intensificar as capacitações e treinamentos, a busca de novas fontes de recursos junto aos Governos Estadual e Federal, criação de um banco de projetos de engenharia e a construção de projetos coletivos para captação de recursos aos municípios da AMFRI. Ainda neste encontro, os representantes municipais trocaram informações, sanaram dúvidas e mostraram-se preocupados com o excesso de burocracia do BRDE para análise dos projetos do Fundo de Apoio aos Municípios FUNDAM.