Os resultados da grande festa “Aventura pelos Mares do Mundo” foram considerados excelentes pela organização do evento, que os apresentou na manhã desta sexta-feira (24), no auditório da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O investimento total foi de R$ 4,58 milhões, sendo R$ 1,21 milhão via Governo do Estado de Santa Catarina, R$ 2,28 milhões captados junto à iniciativa privada e, R$ 1,09 milhão, investidos pelo Município em infraestrutura.
O evento englobou a regata internacional Transat Jacques Vabre, o Festival Gastronômico do Atlântico ao Mediterrâneo, Festival de Música de Itajaí, Salão Nacional de Artes de Itajaí e a feira de negócios World Business Show, entre outras atrações. O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini diz que o modelo adotado para a composição dos custos do evento foi um grande acerto. “Tivemos um evento com um excelente volume de público, projeção em todo o planeta e com custos para o Município bem inferiores aos que tínhamos apenas com a antiga Marejada”.
A composição dos custos ficou dentro do estimado pela organização, que prevê que 50% dos investimentos sejam do setor privado e os 50% restantes do poder público. “Neste evento o setor público investiu 50,2% dos recursos e a iniciativa privada 49,8%, enquanto no Stopover Itajaí da Volvo Ocean Race, em 2012, o setor público investiu 58% do montante e o privado 42%. Isso prova que estamos trilhando o caminho certo, ao optarmos pelas parcerias público-privadas”, diz o secretário executivo do Comitê Central Organizador (CCO), João Luiz Demantova.
A regata internacional Transat Jacques Vabre foi o principal evento dentro da “Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo”, que reuniu 38 veleiros em quatro categorias e garantiu ao município e a região uma grande exposição nas mídias nacional e internacional. O evento garantiu mais de 33 horas de veiculação em noticiários nas emissoras de televisão no Brasil, no período entre os dias 11 de outubro e 11 de dezembro.
A reunião de prestação de contas da “Aventura pelos Mares do Mundo” foi conduzida pelo secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino. Teve também a presença do deputado federal e secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen que reiterou o apoio do Governo do Estado aos próximos eventos internacionais programados para Itajaí. “O Governo já é parceiro do Stopover Itajaí 2015, que é a parada da regata Volvo Ocean Race em Itajaí, e também já de uma próxima edição da regata Transat Jacques Vabre”, diz o secretário.
Números do evento: Os números apresentados pelo o Festival Gastronômico do Atlântico ao Mediterrâneo também foram bastante expressivos. Juntos, os 18 estabelecimentos movimentaram mais de R$ 1 milhão com a venda de alimentos e bebidas. No entanto, a maior movimentação financeira foi decorrente da realização do World Business Show, feira de negócios que reuniu 93 expositores dos segmentos da construção civil, imobiliária, comércio, logística, arte e artesanato, além de prestadores de serviços em diversas áreas. O montante de negócios gerados pelo evento, segundo a Pathros Negócios, empresa realizadora da feira, atingiu a marca dos R$ 50 milhões.
Já o Festival de Música Cidade de Itajaí, contou com 136 apresentações artísticas e musicais, 56 grupos musicais, cinco bandas marciais e sete shows nacionais, além das já tradicionais oficinas de música, consideradas a essência do evento. No segmento de entretenimento, 26,4 mil pessoas assistiram ao Cinema 3D; 7,48 mil pessoas estiveram no Planetário Digital; 31,3 mil visitantes participaram das ações educativas do Espaço SESC e 6,6 mil pessoas participaram das atividades artísticas do projeto Contém Cultura. A “Marejópolis – Educação para o Trânsito” recebeu 20,69 mil motoristas mirins e 16,3 mil visitantes acessaram a exposição Itajaí antigo.
O programa de sustentabilidade destinou 20,5 toneladas de resíduos para reciclagem e recolheu 1,6 mil litros de óleo de cozinha usado. As atividades de educação ambiental contaram com a participação de 11 mil crianças em idade escolar. Com relação ao programa VIP Solidário, 4,5 mil pessoas se cadastraram, gerando uma receita de R$ 110 mil, distribuídos a 17 entidades participantes. “Os resultados podem ser considerados excelentes, pois, além do grande público e do elevado montante gerado em negócios, ocorreu também um alto índice de aproveitamento das atrações do evento”, comemora o prefeito Jandir Bellini.
Troca de Comando: Na ocasião, o então presidente do CCO, Amílcar Gazaniga, comunicou seu afastamento da coordenação dos grandes eventos na cidade e passou o comando para Alexandre Antonio dos Santos, diretor Administrativo e Financeiro do Porto de Itajaí. “Deixo a função a mim confiada pelo prefeito Jandir Bellini com a certeza de que, se não fiz o melhor, dei o máximo de mim para que isso ocorresse. Agradeço a todas, e tenho a convicção de que agora precisamos de pessoas mais jovens, com mais energia à frente dessas atribuições”, diz emocionado.
Para o novo presidente do Comitê Central Organizador, o modelo adotado por Gazaniga será mantido e o trabalho já iniciou, com a realização do Stopover Itajaí 2015. “O trabalho já está iniciado, as atribuições são grandes, mas estamos unidos, com uma equipe coesa e com a expertise adquirida em outros eventos, já em ação”, diz Alexandre Santos, que coordenou a área náutica do Stopover Itajaí 2012 e da Transat Jacques Vabre.