A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, em parceria com as coordenadorias de defesa civil de suas cidades associadas realizaram nesta terça-feira (11), a 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. O evento teve a presença de 217 pessoas entre representantes do poder público, sociedade civil, conselhos municipais e comunidade científica.
A presidente do Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil da AMFRI e membro da Comissão Organizadora do evento, Carla Krug, destacou um agradecimento a todos que participaram da conferência. “Muito obrigada a todos as pessoas que vieram aqui para dar a sua contribuição e juntos podermos construir propostas que serão à nova base do Sistema Nacional do nosso setor, a contribuição de vocês é essencial”.
Divididos entre os eixos: 1 – Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; 2 – Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; 3 – Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e 4 – Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes, os participantes debateram e construíram dez princípios e 30 diretrizes que serão levadas a Conferência Estadual.
Os responsáveis por levarem essas propostas serão os 43 delegados eleitos pelos participantes do evento. “Agora o próximo passo será os representantes da região (delegados eleitos) levarem os princípios e diretrizes aprovados a Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil que acontecerá em Lages, nos dias 26 e 27 de março”, explica Carla.
A conferência intermunicipal que tratou do tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional” teve a presença de autoridades como o secretário Estadual de Defesa civil de Santa Catarina, Milton Hobus; o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini; o prefeito de Ilhota, Daniel Bosi, o secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino; o Secretário Estadual de Defesa Civil do Distrito Federal, Luiz Carlos Ribeiro da Silva, entre outros.