Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Itajaí, Penha e Porto Belo receberam oficialmente na manhã de hoje (18), no auditório da AMFRI, seus Planos Municipais de Cultura (PMC) prontos. A Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM em parceria com a AMFRI, e as Secretarias e Fundações Municipais de Cultura construíram os documentos nos últimos sete meses com base em um estudo da realidade apresentada nos municípios.
Conforme explicou a presidente do Colegiado dos Dirigentes Municipais de Cultura da AMFRI e presidente da Fundação Municipal de Cultura de Porto Belo, Fabiana Kretzer, o PMC serve para orientar as políticas públicas do setor. “A partir de agora temos o PMC e ele será o norteador das políticas públicas de cultura em cada um de nossos municípios nos próximos dez anos”. Fabiana ainda agradeceu a equipe da EGEM, da AMFRI, as secretarias e fundações municipais de cultura que elaboraram estes grandes e importantes documentos.
“O Plano Municipal de Cultura é um poderoso instrumento de gestão e foi construído de forma participativa e pioneira quanto região", destacou o diretor-geral da EGEM, Alexandre Alves. O pioneirismo se dá por conta de que a foz do rio Itajaí é a primeira região no estado de Santa Catarina a elaborar os planos municipais de cultura em conjunto. Alexandre ainda saudou a todos que contribuíram para a realização dos planos e ressaltou que os mesmos estão regularizados de acordo com os Planos Estadual e Nacional de Cultura.
A presidente da AMFRI e prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, saudou e agradeceu a presença dos prefeitos, gestores municipais de Cultura, conselheiros, vereadores, membros do Colegiado de Turismo da AMFRI e representantes da imprensa, e ainda destacou a importância do setor nos municípios. “Precisamos cuidar da saúde física da população, mas também cuidar da saúde da alma, a cultura é o alimento da alma e ela precisa ser valorizada e esse é mais um passo que conquistamos em busca desta valorização”.
Participaram ainda da cerimônia de entrega dos PMC’s os prefeitos Luzia Lourdes Coppi Mathias (Camboriú), Rodrigo Costa (Itapema), Evandro Eredes dos Navegantes (Penha), Evaldo José Guerreiro Filho (Porto Belo), os vice-prefeitos Flavio Tironi (Balneário Piçarras), Lauri Adão Júnior (Ilhota) e o secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino.
Plano Municipal de Cultura: É um documento que estabelece as ações relativas ao planejamento e gestão, para um período de 10 anos, no qual o poder público municipal assume a responsabilidade de implantar políticas culturais. O processo de elaboração envolveu um estudo da realidade local, através do diagnóstico do setor cultural e a elaboração de diretrizes, estratégias e metas. Durante toda elaboração do plano foram convocados fóruns públicos para a discussão e divulgação do processo, dos resultados do diagnóstico e apresentações das propostas finais. Os PMC’s destes sete municípios da AMFRI estarão disponíveis para consulta a partir desta quarta-feira (19/02) no site da associação, em www.amfri.org.br.