You are currently viewing Organização da 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil divulga resultados

Organização da 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil divulga resultados

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Comissão Organizadora da 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da região AMFRI concluiu nesta terça-feira (18), o relatório do evento que reuniu 217 pessoas. Entre os destaques dos resultados obtidos, estão os dez princípios e 27 diretrizes que foram elaborados pelos participantes da conferência, e os 42 delegados eleitos para apresentarem as propostas na etapa estadual do evento.

A 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina acontecerá em Lages, nos dias 26 e 27 de março e terá a presença de delegados da sociedade civil, poder público, conselhos municipais e comunidade científica, que estarão representando todos os municípios do estado. Os representantes apresentarão seus princípios e diretrizes construídos em suas respectivas conferências, aos quais possuem o objetivo de criar cidades mais resilientes.

Entre as propostas elaboradas pela região da AMFRI estão à profissionalização da Defesa Civil, estímulo à pesquisa tecnológica para elaboração de mapas de risco e monitoramento climático e hidrológicos, restrição da ocupação da área de risco, universalização de dados e informações para proteção em defesa civil, distribuição de recursos conforme densidade demográfica na área afetada; institucionalização e implantação de NUDECs – Núcleos Comunitários de Defesa Civil; transparência dos recursos públicos aplicados em ações de Defesa Civil, dentre outros.

Durante a conferência intermunicipal foram eleitos 42 delegados efetivos e três suplentes, estando divididos em: seis do município de Bombinhas; um de Balneário Piçarras, oito de Camboriú; cinco de Ilhota; nove de Itajaí; quatro de Itapema; cinco de Luís Alves; um de Navegantes; três de Penha; e três de Porto Belo. Todos os presentes participaram de palestras e debates em grupos sobre os eixos, Gestão integrada de riscos e resposta a desastres, Integração de Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento, e Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

Além de 176 pessoas dos municípios que integram a AMFRI, a conferência da região ainda teve a participação de 41 representantes de municípios convidados como Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Blumenau, Tijucas, Brusque, Balneário Camboriú e Brasília-DF. “Tivemos uma participação incrível, os presentes estiveram muito envolvidos com os temas e com certeza estamos de parabéns pelo belíssimo evento que realizamos”, enfatiza Carla Krug, presidente do Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil da AMFRI e membro da Comissão Organizadora do evento.