Durante toda esta quarta-feira (9) foi realizado na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) o I Encontro com o Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS. O evento foi promovido pela AMFRI em parceria com a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e contou com a presença de 25 municípios da macrorregião representados por seus secretários, contadores e equipes da assistência social.
A presidente da AMFRI e prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, realizou a abertura do encontro junto ao presidente do Colegiado de Assistência Social, Maurício José Leal, e o presidente do Colegiado de Contadores Públicos, Everaldo Izaú Desidério. Ana Paula ainda elogiou os integrantes das assistências sociais. “Vocês estão de parabéns por desenvolver este trabalho que nós sabemos que envolve tantas dificuldades, espero que este evento seja muito proveitoso e que todos esclareçam suas dúvidas sobre o FNAS”.
Em seguida, Vitória Batista da Silva, coordenadora geral de prestação de contas do FNAS palestrou sobre o tema “Planejamento, Execução Orçamentária e Financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Prestação de Contas”. Durante sua palestra a coordenadora enfatizou que a Assistência Social está em um processo de transformação no Brasil, passando por uma remodelagem e expansão da rede dos serviços socioassistenciais, e como consequência realizando uma expansão do aporte de recursos técnicos e financeiros.
Vitória também apresentou a estruturação dos Fundos de Assistência Social, leis, resoluções, portarias e modelo de gestão que regulamentam o setor. Além disso, abordou sobre o Plano Plurianual (PPA), as Diretrizes Orçamentárias, o Orçamento Anual e o Plano de Assistência Social. Todos estes precisam da atenção da equipe municipal do setor e também dos contadores, pois em ambos é necessário o cadastramento e prestação de contas.
Já durante a tarde, Vitória esclareceu as dúvidas pontuais dos representantes municipais, principalmente quanto à questão de como utilizar os recursos. Ela conta que o mais interessante no encontro é ver ter a proximidade entre gestores, técnicos e contadores envolvidos com a área. “Acredito que a participação de 62 representantes municipais foi excelente, eles fizeram questionamentos muito importantes e ficou muito feliz e satisfeita com o envolvimento demonstrado por eles”, conclui.