As medidas de Saneamento Básico foram tema do curso realizado no auditório da AMFRI durante os dias 15 e 16 de abril, para os servidores municipais da região. O evento tratou dos aspectos gerais do Sistema e Tratamento de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, e Manejo de Resíduos Sólidos, que são os quatro eixos do saneamento básico.
Ministrado pelo assessor de meio ambiente e saneamento da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Engenheiro Sanitarista e Ambiental André Miquelante, o curso contou com a participação de diversos segmentos envolvidos com o setor. Representantes das vigilâncias sanitárias, secretarias e fundações de meio ambiente, secretarias de obras, coordenadorias de defesa civil, secretarias de saúde e saneamento básico, estiveram presentes.
André trouxe conhecimentos da aplicação das políticas, planejamentos e planos de saneamento básico e de resíduos sólidos, e ainda abordou os instrumentos inseridos nestas legislações. Para ele os participantes agregaram muito conhecimento aos itens debatidos. “Todos os presentes são técnicos, então tivemos ótimas interações, com grande troca de informações entre os municípios”.
O Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Luís Alves, Rogério José da Rocha, conta que para sua função, a noção apresentada sobre cada um das quatro áreas abordadas foi muito boa e indica que é preciso ainda mais cursos aprofundando cada tema. “Tivemos excelentes discussões, mas como o saneamento básico envolve muitos setores, precisaríamos de mais capacitações, com maior duração para explorar melhor cada área”, sugere Rogério.