Na tarde desta quarta-feira (16), o Colegiado de Secretários Municipais de Assistência Social da AMFRI – COSEMAS recebeu na sede da entidade representantes do município de Indaial. O objetivo do encontro entre os membros do COSEMAS com a educadora social, Marina Balgatner e assistente social de Indaial, Joelma Meneghelli foi conhecer a estrutura do setor e o Programa Família Acolhedora no município que hoje é referência em Santa Catarina quando se trata de assistência social.
A infra estrutura da assistência social em Indaial conta com um serviço social de plantão 24 horas, uma equipe de 59 funcionários e 17 estagiários. No orçamento municipal, o setor possui 6,98% dos recursos e assim supera a média nacional que é de 3,11%. Segundo o IBGE 2010, Indaial é um município com cerca 54 mil habitantes.
Para atender a população o Sistema Único de Assistência Social – SUAS da cidade possui Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Nos CREAS são prestados serviços de proteção social especial de média e alta complexidade. Entre os serviços de alta complexidade de Indaial estão: acolhimento institucional, acolhimento em família acolhedora, proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
O Família Acolhedora compreende o acolhimento como uma medida de proteção à criança e ao adolescente, que é um momento delicado e de fragilidade para o acolhido e sua família, torna-se necessário tomar algumas medidas para minimizar o impacto negativo para a saúde psicológica daquele que deverá ser protegido.
Em Indaial a implantação do programa iniciou em março de 2002 e até o ano de 2008, chamou-se Projeto Acolher, sendo financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência. A partir de 2009, tornou-se um Programa passando a ser financiado pelo Fundo Municipal de Assistência Social e também houve o co-financiamento do Fundo Estadual de Assistência Social.