Para melhor conhecer uma nova alternativa para o destino dos resíduos sólidos, prefeitos, vice-prefeitos da região da Foz do Rio Itajaí e representantes da AMFRI visitaram a usina da empresa Oxys. A visita técnica a sede da usina de decomposição de resíduos sólidos, em Belo Horizonte – MG, aconteceu durante toda esta quarta-feira e quinta-feira (23 e 24 de abril).
O processo que os representantes da região conheceram trata da decomposição de resíduos através de maquinários específicos. O sistema funciona da seguinte forma, o lixo misturado (papeis, plásticos, comidas) é inserido na máquina, há uma desidratação dos resíduos, após a decomposição e por último a transformação dos lixos em cinzas.
Todos os passos deste processo foram mostrados pelo representante da empresa mineira, Anderson Guimarães de Souza, que acompanhou a comitiva da AMFRI. Anderson ressalta as vantagens do sistema que não queima, mas desintegra os resíduos sólidos, gerando uma fumaça branca. “Diferente da combustão esse processo possui um pequeno percentual de compostos químicos, sendo assim menos poluente”, explicou Anderson Guimarães de Souza.
O prefeito de Itapema, Rodrigo da Costa destaca a importância da visita técnica na usina de decomposição dos resíduos sólidos. “Nesta visita técnica conhecemos formas inovadoras para este processo. Trata-se de uma experiência em pleno funcionamento e que é referência para a destinação dos resíduos. Com certeza vai contribuir muito para o planejamento das ações do setor para toda nossa região”.
Participaram da visita técnica os prefeitos Leonel José Martins (Balneário Piçarras), Ana Paula da Silva (Bombinhas), Daniel Christian Bosi (Ilhota), Rodrigo Costa (Itapema), Roberto Carlos de Souza (Navegantes), Evaldo José Guerreiro Filho (Porto Belo), José Rodrigues Pereira (vice-prefeito de Camboriú), Milton Guedert (vice-prefeito de Luís Alves) e o secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino.