O Colegiado dos Secretários de Educação da AMFRI – CSME se reuniu nesta terça-feira (3), para tratar de capacitações para o setor em toda a região. Os destaques do encontro realizado na sede da AMFRI foram, à adesão dos municípios ao Projeto Khan Academy nas escolas e a aprovação para desenvolver uma formação continuada tratando do tema Educação em Mudanças Climáticas.
O Projeto Khan Academy nas escolas acontece por meio de parceria com a Fundação Lemann e tem o apoio do Instituto Natura, Instituto Península, ISMART e Fundação Telefônica. O objetivo é contribuir com o aprendizado de matemática de alunos de escolas públicas brasileiras, com uso de tecnologia. Com esse conjunto de recursos os professores podem intervir sobre os alunos que apresentam mais dificuldade ou estimular quem já pode avançar para o próximo assunto. Todos os secretários aceitaram aderir em seus municípios o projeto.
A formação continuada sobre a Educação em Mudanças Climáticas para o desenvolvimento sustentável e educação para a prevenção de catástrofes e Redução de Riscos de Desastres também foi aceita por todos os secretários da região. Esta capacitação será desenvolvida em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, idealizadora do programa.
Conforme explica a consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva, o objetivo geral do programa é fortalecer a capacidade dos formuladores de políticas, planejadores de Educação e de Professores. “A intenção desta formação é que este público-alvo venha a integrar a Educação em Mudanças Climáticas (EMC), a educação para a prevenção de desastres e Redução de Riscos de Desastres (RRD)”, completa.