A equipe do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar está trabalhando para divulgar o Guia Turismo Acessível, lançado pelo Ministério do Turismo, e que visa ampliar a acessibilidade nos diferentes equipamentos, bem como em locais privados, como hotéis e restaurantes. A intenção é fomentar o conhecimento das informações que integram o documento junto a arquitetos e engenheiros, além, naturalmente, dos empreendimentos do setor.
“Esse é um passo importante para nossas cidades e estabelecimentos de turismo e hotelaria. Junto com a questão social, de dar acesso a todas as pessoas, também é uma forma de incrementar economicamente a atividade, porque ampliará a parcela da população que terá ainda mais possibilidades de viajar”, comenta o presidente do colegiado de secretários de Turismo, Sérgio Schultz.
No Guia Turismo Acessível estão itens para serem observados, que não competem somente à estrutura física. Entre eles, botões em braile nos elevadores ou sinalização luminosa e sonora nos apartamentos. Outros elementos destacados são rebaixamento nas calçadas, rampa na angulação adequada e até dois níveis de corrimões nas escadas. O texto trata dos portadores de necessidades especiais visuais, auditivas, físicas e de mobilidade reduzida. E foca os seguintes elementos: hospedagem, alimentação, eventos e lazer, museus e atrativos históricos, parques e zoológicos, praias, compras e serviços turísticos.