You are currently viewing Região da AMFRI tem seu primeiro Seminário sobre o CRAS

Região da AMFRI tem seu primeiro Seminário sobre o CRAS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Durante toda esta sexta-feira (13), foi realizado o I Seminário sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para a região da AMFRI. O evento promovido pelo Colegiado de Secretários Municipais de Assistência Social da associação, com apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), teve a presença de 85 pessoas.

Mauricio Leal, secretário de assistência social de Bombinhas e presidente do colegiado de assistência social explica que este seminário foi promovido a pedido dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e por isso foi importante principalmente para estes. “Os profissionais de todos os níveis de proteção do SUAS, trocaram experiências, e ainda tivemos uma aproximação dos gestores, com advogados, assistentes sociais, psicólogos e demais envolvidos com os setor”.

O evento contou ao todo com cinco palestras. O tema “As Atribuições do Assistente Social na Proteção Social Básica”, foi conduzido pela ex-presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Magali Régis Franz. Hélio de Abreu, membro da Ordem dos Advogados do Brasil tratou do papel do advogado no SUAS. “Destaquei a importância entre a inter-relação do serviço social com o campo do direito, principalmente com o intuito de evitar transtornos judiciais para o setor”.

Já o representante do Conselho de Psicologia, Igor Schutz dos Santos realizou uma palestra sobre as Atribuições do Psicólogo na Proteção Social Básica. O conselheiro Igor conta que teve como objetivo trazer a discussão sobre a atuação do psicólogo na assistência social, partindo do CRAS, e ainda diz que o conselho pensa e se coloca como parceiro desse debate. “Basicamente tratei de falar como que a gente enxerga a Política de Assistência Social, tendo entre os assuntos, a forma como o psicólogo contribui, e os desafios na atuação interdisciplinar nos CRAS”.

Katia Freitas da Silva, gerente da Gepas – Gestão da Política de Assistência Social abordou o tema Gestão do Trabalho.  “É preciso uma formação permanente para haver uma atualização dos profissionais envolvidos e assim levar a qualificação dos serviços socioassistenciais”. Por isso, o Núcleo de Educação Permanente deve ser instituído a nível nacional, estadual e municipal. Segundo a gerente, o núcleo de Santa Catarina estará pronto até no máximo setembro deste ano. Por fim, Representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, promoveram uma palestra sobre o CRAS.