A terceira oficina de assessoria na elaboração do Plano de Medidas Socioeducativas, conforme preconizado pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), foi realizada nesta quarta-feira (9), na sede da AMFRI. Ao todo mais de 60 representantes dos setores de saúde, educação e assistência social da região participaram das 30 horas de capacitação promovidas pela Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) em parceria com a AMFRI.
Esta etapa foi conduzida pela assistente social da EGEM, Janice Merigo. Segundo ela, neste momento, os representantes municipais constataram a importância das oficinas e estão em processo de finalização dos seus planos. “Mais uma vez, tivemos um momento participativo, onde todos os presentes trocaram experiências da realidade dos municípios e esclareceram suas dúvidas quanto à parte final do plano”, enfatiza Janice.
As outras etapas, realizadas nos dias 8 e 30 de maio, ainda abordaram temas como o direito socioassistencial, os marcos conceituais e legais, o diagnóstico e análise situacional do Ato Infracional, as diretrizes, objetivos, ações intersetoriais, financiamento, fluxograma de atendimento, encaminhamento e contra-referência, entre outros assuntos. Para finalizar o processo de elaboração do Plano de Atendimento Socioeducativo, será realizado um encontro no dia 18 de agosto. Já a entrega oficial de todo o material pronto acontecerá em 30 de setembro, também na sede da AMFRI.