Durante toda esta sexta-feira, dia 11 de junho, a AMFRI promoveu em seu auditório um curso sobre noções gerais, processos, fontes para projetos e principalmente Captação de Recursos. A capacitação promovida pelo Colegiado de Gestores Municipais de Convênios contou com 64 participantes, entre eles Secretários, Diretores e Gestores Municipais, além de membros e servidores dos mais variados órgãos das prefeituras da AMFRI.
Schirley Karine Fischer, assessora e consultora em captação de recursos, foi a responsável por conduzir o evento. O curso teve o objetivo central de apresentar fontes alternativas para captação de recursos, trazendo novas informações através de diversos mecanismos de fomento, sejam eles fontes de recursos públicos ou privados. Entre os temas abordados por Schirley, estiveram os programas em aberto, emendas parlamentares, patrocínios, doações, e editais, além das leis de incentivo fiscal dos setores de Cultura, Esporte e Saúde.
O assessor de projetos e convênios da AMFRI, Roberto de Souza, explica que atualmente o foco principal dos municípios são os recursos estaduais e federais através dos programas SIGEF e SICONV, e também as linhas de financiamento. Segundo ele, a importância do curso esteve em apontar uma variedade de maneiras de captar recursos. “Esta capacitação serviu para mostrar que há diversas formas de captação de recursos ainda pouco aproveitadas, muitas delas sem comprometer o orçamento e a capacidade de endividamento dos municípios”, enfatiza.