Na última sexta-feira, dia 15 de agosto, um grupo de estudos constituído por representantes do setor de educação da região se reuniu na sede da AMFRI. O encontro teve como objetivo debater sobre as metas e diretrizes do Plano Nacional e que precisam ser consideradas quando a elaboração/revisão dos Planos Municipais de Educação.
A reunião foi iniciada pela apresentação de proposta de trabalho para os estudos sobre as diretrizes, metas e estratégias constantes na Lei Ordinária nº 13.005/2014, a partir de planejamento proposto pela consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva.
“Nós, da AMFRI, em parceria com os representantes da educação dos municípios que compõem a associação, estamos assumindo o compromisso de estudar e indicar ações para subsidiar os fóruns de educação dos municípios visando à elaboração ou revisão dos planos municipais de educação”, explica Gilmara.
Em seguida ajustes na proposta de trabalho foram feitos com colaborações do grupo e houve o estabelecimento de cronograma de atividades. Para encerrar o GT iniciou um estudo de indicativos e ações a partir dos artigos 1º a 14 da Lei já mencionada.
Desde o dia 25 de junho, está em vigor à lei ordinária nº 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. A iniciativa de aperfeiçoar o plano municipal para estar de acordo com a lei partiu do Colegiado de Secretários de Educação – CSME.