Na manhã desta quarta-feira (27), as assistentes sociais dos CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social da Região da Foz do Rio Itajaí se reuniram na sede da AMFRI. O encontro possibilitou a troca de experiências entre os participantes, e ainda trabalhou o perfil e as atribuições do profissional – assistente social atuando dentro do CREAS.
Conforme explica a assistente social da AMFRI, Neuza Bottega, as reuniões individualizadas estão sendo elogiadas pelos trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, principalmente por possibilitarem constatações de grande importância. “Como destaque, nesta reunião conseguimos identificar que todos possuem dificuldade em trabalhar com a rede, principalmente em razão da falta de comunicação entre os integrantes da rede com o CREAS”.
O CREAS é uma unidade pública estatal, de abrangência municipal ou regional, referência para a oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, que demandam intervenções especializadas no âmbito do SUAS. No momento, os municípios que integram a AMFRI, contam com cinco Centros de Referência Especializado em Assistência Social, nos demais os serviços estão sendo executados na gestão.
Assistente Social do CREAS: Conforme as orientações técnicas o perfil do assistente social do CREAS exige que o profissional tenha escolaridade de nível superior de acordo com a NOB/RH/2006 e com a Resolução do CNAS nº 17/2011 e conhecimento da legislação referente à política de Assistência Social. O profissional tem como suas principais ações a orientação do individuo, sua família e a comunidade no qual está inserido. Como atribuições tem o dever de planejar, coordenar e avaliar programas, planos e projetos sociais. O Assistente Social também deve administrar e propor os benefícios sociais, além de encaminhar os usuários para o resgate da cidadania e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.