O potencial aventureiro da região foi estudado, planejado e oficializado pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo (Citmar) para incremento da atividade turística e redução da sazonalidade. As atividades são as mais variadas e unem adrenalina com boas doses de contato com a natureza. Quer se divertir também por aqui? Então confira algumas das atividades que você pode fazer.
– Surfe em Navegantes: Prancha nos pés e uma onda para deslizar. Navegantes e suas praias são picos ideais para a prática desta modalidade e atraem centenas de surfistas (profissionais e amadores) para este contato com a natureza.
– Cascading em Ilhota: Encarar a descida de uma cachoeira pela água, amarrado a equipamentos especiais que dão segurança. Esse é o cascading, praticado principalmente em Ilhota e suas cachoeiras na região do Morro do Baú. É adrenalina garantida.
– Cicloturismo em Camboriú: O percurso oficial auto-guiável pode passar por toda a Costa Verde & Mar e se destaca em Camboriú pelas paisagens rurais. Em alguns pontos mais altos, é possível avistar o mar. A modalidade tem ganhado força e recebido visitantes do Brasil e do Exterior, em busca de emoção sobre duas rodas.
– Mergulho em Bombinhas: Capital nacional do mergulho, Bombinhas também integra a Reserva Marinha do Arvoredo. E isso é motivo mais do que suficiente para ver de perto – sem perder o respeito à natureza – espécies únicas. Além da prática de profundidade, com equipamentos e acompanhamento de profissionais especializados, pode-se curtir o mar com passeios simples, com snorkel e óculos.
– Parapente em Penha: Um dos melhores pontos de Santa Catarina para a prática de voos de parapente é o mirante da Praia Vermelha. O voo duplo pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que acompanhada com um instrutor ou piloto habilitado. Do alto, cenários incríveis da união do mar com a terra, mesclando as cores da natureza na Costa Verde & Mar.
– Escalada em Itajaí: Força nos braços e nas pernas para escalar um paredão de pedra. No Canto do Morcego, na Praia Brava, os aventureiros ganham a companhia de quem só quer apreciar os corajosos em suas atividades. A parede oferece diversas vias, de graus de dificuldade diferentes. O complexo encontra-se no canto esquerdo da praia e é fácil de chegar.
– Tirolesa em Itapema: Em meio a muito verde e com a possibilidade de observar pássaros, ou simplesmente passar um dia de aventura, o Recanto do Guarapuvu, em Itapema, tem tirolesa. Os momentos de velocidade e adrenalina nas alturas é atrativo para pessoas de todas as idades.
– Trilha em Luís Alves: As cachoeiras, riachos e morros são razões mais do que especiais para aproveitar as trilhas de Luís Alves. A cidade mantém o clima rural de município pequeno, sem perder o desejo de bem receber os visitantes. Coloque o calçado apropriado no pé e aproveite cada trilha.
– Cavalgada em Balneário Piçarras: Mesmo com praias atrativas, Balneário Piçarras divide a atenção para aqueles que curtem momentos mais rurais. Por isso, os passeios de cavalo em regiões menos urbanizadas ganham força na cidade.
– Stand up em Porto Belo: Virou mania e se popularizou. Em Porto Belo, as águas calmas da Praia do Centro, dão ainda mais condições para a prática do stand up paddle. De pé sobre o pranchão, turistas e moradores se divertem. A presença da Ilha de Porto Belo bem em frente assegura um mar ainda mais tranquilo. Ponto para quem ainda está começando nesta prática.