You are currently viewing GT dos Planos Municipais de Educação é orientado sobre dados da Assistência Social

GT dos Planos Municipais de Educação é orientado sobre dados da Assistência Social

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na última segunda-feira (1), o Grupo de Trabalho da região responsável pela elaboração/revisão dos Planos Municipais de Educação (PME) se reuniu na sede da AMFRI. O principal tema tratado foi à orientação para a análise dos dados da Assistência Social. Os números de distorção idade/série nas redes de ensino e Orientações gerais para estruturação das comissões de estudos do Plano Municipal de Educação também estiveram em pauta.

A assistente social da AMFRI, Neuza Bottega orientou o GT sobre a análise dos dados da Assistência Social disponibilizados nos sites oficiais do governo federal e outra informações do setor. A interpretação das informações disponibilizadas exige conhecimento, pois são dados dos programas existentes em várias políticas públicas que muitas vezes não representam a totalidade do município. “O esclarecimento e a análise são necessários exatamente por isso, pois assim as equipes têm condições de elaborar o plano com mais segurança e confiabilidade”, destaca Neuza.

Em seguida, a apresentação de dados sistematizados sobre os números de distorção idade/série nas redes de ensino foi realizada pela consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva. Segundo ela, o estudo do fenômeno da distorção idade série é fundamental para a política educacional, visto que a mesma possui impactos sobre a eficiência e a eficácia do sistema educacional e se relaciona com um conjunto de variáveis quantitativas e qualitativas, como as taxas de reprovação e de repetência e as condições de infraestrutura.

O GT ainda debateu sobre a estruturação das comissões de estudos do PME, segundo as orientações do Caderno de Orientações para elaborar o plano. A instituição ou reafirmação da Comissão Coordenadora é indispensável, para que seja realizado um amplo e qualificado debate sobre a proposta de PME. Além de representantes da Secretaria Municipal, devem estar presentes representantes das escolas, de outros setores da Prefeitura, da Secretaria de Estado de Educação, dos Conselhos de Educação, das Universidades e de setores da sociedade no município.