O Primeiro Seminário do Fórum Macrorregional de Educação e Diversidade Etnicorracial (Fomede) aconteceu na tarde desta quinta-feira (18), na sede da AMFRI. O seminário teve como objetivo apresentar o resultado dos estudos dos integrantes do Fomede sobre os eixos para a implementação do Plano Nacional das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.
A presidente do Fomede, Alaíde Honorato da Silva apresentou o resultado dos estudos com vistas a: assegurar a formação inicial e continuada; implementar ações de pesquisa, desenvolvimento e aquisição de materiais didático-pedagógicos; prover as bibliotecas e as salas de leitura de materiais sobre o tema; incentivar e garantir a participação dos pais na discussão sobre o tema; e abordar a temática etnicorracial como conteúdo multidisciplinar e interdisciplinar durante todo o ano letivo.
A Presidente do Colegiado de Secretários de Educação da AMFRI e Secretária de Educação de Balneário Piçarras, Laureci Bernadete Pereira, destacou que o evento no atual momento possui extrema relevância. “O Plano Nacional de Educação aprovado em junho propõe que estratégias sejam definidas para a próxima década e esse é o momento propício para incluirmos a temática nos planejamentos da educação dos nossos municípios. Este seminário é valioso para nos subsidiarmos de informações visando continuar construindo uma escola mais inclusiva e justa”.
Integrantes do FOMEDE, Secretários de Educação dos municípios da AMFRI e da AMVALI, e integrantes do GT do Plano Municipal de Educação da AMFRI, participaram do evento. A secretária de educação de Guaramirim e representante do Colegiado de Secretários de Educação da AMVALI, Claudia Chiodini e a representante do Fórum Permanente, Educação e Diversidade Étnico-Racial de Santa Catarina, Dagmar Pereira também marcaram presença.
Engrandecendo ainda mais o evento, a atriz e professora Gisele Marques realizou uma pequena performance sobre a peça teatral “Negra”, ressaltando a importância da mulher negra na sociedade. Para promover o evento, o fórum contou com o apoio da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI e das secretarias de educação dos 18 municípios macrorregião que o compõem.