Na tarde desta quarta-feira (15), o Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da AMFRI – CDMC realizou sua reunião mensal de outubro. A apresentação das experiências do Consórcio Intermunicipal Culturando de São Paulo (CIC) foi o principal tema do encontro. Buscando dar continuidade ao debate sobre a criação de um consórcio para o setor na região, o diretor de comunicação do CIC Luiz Felipe Nunes foi convidado para apresentar sua experiência.
Luiz Felipe explicou o que é o CIC, quais seus objetivos, finalidades e forma de atuação. O CIC trata-se de uma entidade pública que une 25 Prefeituras do interior paulista para, com a força dessa união, pleitear recursos através de projetos e acordos diretos com esferas governamentais e instituições culturais, de forma a suplantar questões burocráticas que atravancam o desenvolvimento cultural dos municípios. Atualmente, o primeiro consórcio exclusivo de cultura no Brasil, atende cerca de 1 milhão de habitantes em suas demandas culturais.
Para o diretor de comunicação, este intercâmbio de ideias sobre o trabalho desenvolvido no Consórcio Intermunicipal Culturando, contribui para desenvolver um projeto similar na AMFRI . “Vejo que aqui na região já existe a força de trabalhar como coletivo entre municípios e a experiência da AMFRI com consórcios de outros setores, por isso creio que esta organização já existente facilita para a criação de um consórcio de cultura para a região”, reforma Luiz Felipe.
A presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e presidente da Fundação de Cultura de Bombinhas, Nívea Maria Bücker afrima que a exposição da experiência paulista agrega conhecimento ao grupo. “A apresentação do trabalho que o CIC realiza com pioneirismo se torna uma referência muito importante para nós, principalmente por evidenciarmos que é viável a criação de um consórcio exclusivo de cultura para nossa região”.