Depois de 70 horas/aula foi encerrado nesta quinta-feira, dia 16, o Curso sobre a Nova Contabilidade Pública para a região da AMFRI. Após estudarem sobre os aspectos gerais de contabilidade, os procedimentos contábeis, os relatórios da LRF, o plano de contas, lançamentos típicos e demonstrações contábeis, os 69 participantes, concluíram o curso com um encontro focado na administração de patrimônio.
Promovido pela Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM em parceria com o Colegiado de contadores da AMFRI, o evento realizado em sete módulos na sede da associação foi iniciado em 14 de agosto. No último encontro a contadora Angelita Adriane de Conto palestrou sobre a atualização conceitos, normas, métodos e procedimentos do patrimônio. Além disso, reconhecimento, mensuração, elementos do custo, reavaliação, depreciação, evidenciação, entre outros temas foram abordados.
Angelita destaca que é preciso primeiro saber a base, depois ir sempre fazendo atualizações e que este curso em especifico é necessário ser feitos por todos os contadores, controladores internos e equipe do setor de patrimônio das prefeituras. “Vejo que os participantes do curso agregaram muitas informações sobre os novos procedimentos. Eles esclareçam dúvidas, mas pondo em prática tudo que foi aprendido terão novas dúvidas e por isso uma atualização sempre é necessária”.
O presidente do colegiado de contadores da AMFRI e contador de Itajaí, Everaldo Izaú Desidério, destaca que o evento proporcionou a aquisição de grandes conhecimentos. “Aprendemos muito sobre a nova contabilidade, e este aprendizado fez com que conhecêssemos o novo direcionamento e sistemática do nosso setor”. Everaldo ainda conclui que o curso contou com seis palestrantes excelentes e teve a aprovação de todos os participantes.