Vigilância em Saúde intensifica ações de combate ao mosquito da dengue

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Mutirões de limpeza, campanhas educativas e monitoramento constante são algumas das ações desenvolvidas

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social (Sabes) de Balneário Piçarras vem ampliando, desde o início do verão, ações contínuas de combate a dengue no município. Além da campanha "Dez minutinho e adeus, dengue", nas escolas da cidade, a Sabes promove mutirões de limpeza nos bairros mais populosos. O controle da proliferação do mosquito transmissor da doença é feito através de 205 armadilhas instaladas em todos os bairros e localidades do município.

De acordo com o chefe da Vigilância em Saúde, André Luiz Ladewig, 125 armadilhas fixas são acompanhadas durante todo o ano. Além disso, outros 80 pontos estratégicos, como borracharias, floriculturas e cemitérios, são fiscalizados para evitar a reprodução do mosquito. "Estamos procurando as casas que ficam fechadas durante ano, com piscinas descobertas e orientando e notificando os proprietários"afirma.

No início de dezembro, o mutirão "Todos contra a dengue", uma iniciativa da Sabes e da Secretaria de Obras, retirou dos terrenos e casas dos bairros Nossa Senhoras da Paz e Itacolomi todo o material que possa acumular água. "Esses locais não tem como serem monitorados e são os pontos mais propícios para a reprodução do mosquito", explica Ladewig.

Mais fiscalização

As ações de combate a dengue durante o verão tem aumentado devido ao maior número de casas de veraneio abertas nessa época do ano, período em que acontece a reprodução do mosquito e aumentam as denúncias de focos na Sabes. "O ciclo ocorre entre 7 a 9 dias. Por isso, nossos fiscais são orientados a acompanhar semanalmente cada uma das armadilhas" explica a secretária de saúde, Rita de Cássia Teixeira Rangel.

Na temporada de verão passada, a Vigilância em Saúde detectou três focos com ovos do aedes aegypt que ainda não haviam eclodido. "Visualmente é impossível perceber a espécie de mosquito. Todos se reproduzem próximo a água", explica André Ladewig. Quando encontram focos do mosquito, os fiscais da Sabes encaminham amostras para o Laboratório Central, em Itajaí, que analisa as larvas e emite um parecer.

Desde o ano 2000, a Vigilância em Saúde detecta todos os anos a presença do mosquito durante a temporada de verão. "O principal agente de combate a doença é o cidadão, que tem o dever de retirar de suas casas todo material que possa acumular água", lembra a secretária de saúde. Para denunciar focos do mosquito ou obter mais informações sobre o combate à dengue em Balneário Piçarras, a Vigilância em Saúde atende no telefone 3345 4527 durante o horário comercial.