Cooperativa itajaiense participa da produção das sacolas oficiais do Fórum Social Mundial

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Cooperativa Fio Nobre, empreendimento itajaiense de economia solidária que desenvolve produtos em tecido de algodão agroecológico da marca Justa Trama, é uma das entidades que produziram as sacolas oficiais da etapa de abertura do 10° Fórum Social Mundial. O evento acontece em Porto Alegre (RS), no período de 25 a 29 de janeiro e deve reunir milhares de pessoas de diversos países.

Especificamente para o Fórum Social Mundial, a Fio Nobre, dentro da cadeia produtiva que está confeccionando as 10 mil sacolas a serem entregues a todos os participantes inscritos no evento, ficou responsável pela produção dos cordões das bolsas.

A Justa Trama é a marca da cadeia ecológica do algodão orgânico, produzido sem agrotóxicos, da qual participam trabalhadores e trabalhadoras organizados que integram empreendimentos da economia solidária. São homens e mulheres agricultores, fiadores, tecedores, coletores e beneficiadores de sementes e costureiras. A associação e cooperativas cobrem todos os elos da cadeia do algodão – do plantio à confecção da roupa.

Quem está neste processo de produção é também o proprietário da marca. Além do princípio de preservação do meio ambiente, a Justa Trama também consegue, com a produção direta das cooperativas e, portanto, sem o atravessador, agregar valor a todos os elos, com ganhos de 50% a 100% acima do mercado, fazendo assim acontecer uma justa distribuição de renda. Assim, ao comprar uma roupa da Justa Trama, o consumidor contribui para a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável e solidário, em que a cooperação vai do primeiro ao último elo da cadeia.

Em Itajaí, os produtos confeccionados pela Cooperativa Fio Nobre para a marca Justa Trama são comercializados no Centro Popular de Economia Solidária, localizado na Rua Lauro Muller, n° 39, no Centro. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Sedeer), por meio de sua diretoria de Micro e Pequenas Empresas e Economia Solidária, promove o estímulo, assessoria e acompanhamento de empreendimentos de auto-gestão.

O que é o Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial, que em 2010 chega à sua 10ª edição, ocorre de forma descentralizada em pelo menos 27 eventos regionais, nacionais e locais espalhadas pelo mundo e busca examinar os novos desafios da sociedade civil altermundialista e projetar os caminhos futuros para a ação. Também deve fazer uma reflexão mais sistemática sobre o que foi realizado até aqui, os erros e acertos, e a dinâmica institucional do Fórum. De acordo com a organização, a etapa gaúcha do FSM vai reunir mais de 500 atividades descentralizadas nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga.