Depois de Itajaí e Navegantes, agora é a vez de Itapema conhecer a exposição "A Nova Ericeira". O evento vai ser lançado nesta quarta-feira, às 14h, na Casa Açoriana, localizada na Praça da Paz. Moradores e turistas poderão conhecer, por meio de fotos (antigas e atuais) e objetos antigos, a história da 1ª colônia pesqueira do Brasil. A exposição, realizada com apoio da Prefeitura Municipal, vai estar aberta ao público, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos sábados, das 10h às 16h.
A Colônia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo. Ao todo, cerca de 300 famílias – a maioria formada por pescadores -, vieram da freguesia portuguesa da Ericeira, distante 40 quilômetros de Lisboa. No entanto, os primeiros colonos da Ericeira desembarcaram na metade do século 18, em Santo Antônio de Lisboa, Norte da Ilha de Santa Catarina. Hoje, a antiga colônia portuguesa abrange o território de 13 municípios do Litoral Centro-norte catarinense.
Até abril, a exposição ainda vai estar em Balneário Camboriú , Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos (Ganchos), Porto Belo e Tijucas. No mês de maio será a vez da Ericeira, e em junho a cidade espanhola de Sevilha.