Audiência pública vai acontecer dia 08 de fevereiro, no auditório da Univali
As comunidades de Balneário Piçarras estão sendo chamadas a participarem de uma audiência pública para esclarecer detalhes do projeto de drenagem sustentável dos rios Piçarras e Furado. Além dos membros da comunidade, participam do encontro: entidades locais, Ministério Público, representantes da empresa responsável pelo projeto e secretários de governo. A audiência pública acontece dia 08 de fevereiro, a partir das 19h, no auditório do campus local da Univali, no bairro Santo Antônio.
Orçada em R$16 milhões, a obra que irá recuperar o leito dos rios e erguer uma nova ponte na Avenida Getúlio Vargas está prevista para começar até o início de março. Devido a convocação para a audiência pública, a data para a abertura das propostas das empresas que participam da licitação foi transferida. "Queremos esclarecer todos os procedimentos que precisarão ser feitos e repassar para a comunidade informações legais, técnicas e operacionais antes do início das obras", explica o prefeito Umberto Teixeira.
A concorrência pública acontece dia 11, a partir das 9h, na prefeitura da cidade. Empresas de todo o país estão apresentado suas propostas para assumir a empreitada. As obras estão previstas para iniciarem no próximo mês com a dragagem dos leitos dos rios e o início das construções de estruturas de contenção de margens. As demais etapas da obra compreendem ainda a construção da nova ponte e a implantação de um programa sócio ambiental pela preservação dos rios em toda a cidade.
Os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Drenagem, foram repassados através do Ministério das Cidades, em outubro de 2009 e representam o maior repasse já realizado pelo Governo Federal ao município de Balneário Piçarras. Para o Governo Municipal, a recuperação dos rios e a implantação do sistema de esgoto mudam as perspectivas de desenvolvimento da cidade. "Além do fim dos alagamentos, essas obras nos permitirão crescer preservando nossos recursos naturais, com mais respeito ao meio ambiente", comemora o prefeito.