O prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes, e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinaram o termo de adesão do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã na última terça-feira, 2, em Florianópolis. O projeto beneficiará 300 jovens do município de 18 a 29 anos que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal de até um salário mínimo.
Agora o município aguarda os prazos legais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para assinar o convênio e dar início à preparação dos jovens para o mercado de trabalho. "Estamos apenas aguardando para assinar o convênio", confirma Evandro. O programa será desenvolvido em parceria com os Estado, sociedade civil e iniciativa privada e visa estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e visão empreendedora.
De acordo com Evandro, o município que adere ao Programa tem o compromisso de empregar 30% dos jovens que participarem do projeto. Dessa forma, a Prefeitura vai buscar parcerias com o Parque Beto Carrero World, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Penha (Acipen) e a Associação de Hotéis e Restaurantes (Ahorepe) para cumprir essa determinação.
"Iremos buscar parcerias em todos os setores. É a garantia de qualificação profissional com experiência de trabalho', explica Evandro. Os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de frequência. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula.
Para o prefeito, o Projovem representa a esperança em dias melhores, uma vez que contribui para a inserção dos jovens das regiões mais pobres de Penha em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. É uma bela parceria. Os alunos passam a ter mais oportunidade de emprego. "São aulas de cidadania, de ética, de conhecimento e isso é muito bom para todo o ser humano", finaliza Evandro.
Fonte: Gabinete do Prefeito
Felipe Bieging, Assessor de Imprensa
Jornalista SC 03480 JP