O fim da fila de espera para exames de ressonância magnética será realidade em Itajaí a partir do mês de março. Nesta sexta-feira (05), inicia o primeiro mutirão de exames de ressonância magnética de 2010, resultado de um convênio entre Secretaria Municipal de Saúde e Clínica São Lucas Ecomax.
As 300 pessoas que hoje aguardam para fazer o exame através do SUS em Itajaí começaram a ter seus horários agendados na última quinta-feira (28/01), já que os pacientes são comunicados com, no mínimo, cinco dias de antecedência. Os exames serão realizados em um horário alternativo – das 23h às 06h – isto porque Itajaí possui apenas dois aparelhos de ressonância magnética para atender pacientes do município e demais cidades da região.
A preocupação em eliminar a fila de espera para este e outros exames fez com que a Prefeitura de Itajaí, representada pela Vice Prefeita, apresentasse ao Governador Luiz Henrique da Silveira o projeto do Centro Integrado de Atendimento, que será erguido no bairro São Vicente, orçado em R$ 8.500.000,00. O Governador Luiz Henrique da Silveira demonstrou o interesse do estado em fazer parceria com o Município para viabilizar este importante centro de saúde.
O Centro Integrado de Atendimento é uma obra inédita e irá atender pacientes de Itajaí, municípios da região da AMFRI e demais cidades que não possuem ov serviço. Numa único prédio de 3.500 m² de área construída, estarão concentrados serviços essenciais de saúde, como Pronto Atendimento, Laboratório Municipal, Hospital DIA e o Centro de Imagens com tomografia, ressonância magnética, ultra-som e exames em geral. "O projeto é arrojado e inovador. Está no nosso plano de governo e iremos lutar para a realização desta obra", declarou a vice-prefeita.
O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos do corpo. O exame dura em média 30 minutos para cada parte do corpo, dependendo da região a ser examinada, do equipamento e das condições de cooperação do paciente.
Em janeiro de 2009 o número de pessoas na fila de espera para exames de ressonância magnética chegou a 700. No decorrer do ano a demanda foi diminuindo e um ano depois o número caiu mais da metade. A partir de março a fila estará zerada.
A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou a realização de 1780 exames em 2009. Deste total, 857 eram pacientes dos municipios da AMFRI e da cidade de São João Batista, sendo os outros 923 pacientes residentes em Itajaí.