Público da Festa cresceu 50% e se consolidou com a maior da história
Sem sombra de dúvida a décima quinta edição da Festa Nacional do Marisco foi a maior já realizada em Penha. Durante os cinco dias do evento – 11 a 15 – os pavilhões receberam a visita recorde de mais de 52 mil pessoas que puderam saborear uma gastronomia de qualidade e shows musicais de renome nacional.
A Festa foi declarada aberta na noite de quinta-feira, 11, quando, após uma grande queima de fogos de artifício, Cássia Tesque, Thaíse Camila Bolzan e Karolyne Grochovski Lucas foram eleitas as novas representantes do marisco. "O público da primeira noite surpreendeu e nos mostrou que a Festa seria realmente um sucesso", comemora o prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes.
A sexta-feira, 12, foi a noite de maior movimento na Festa. Com Luan Santana sendo a principal atração, mas de 20 mil pessoas visitaram o evento, das quais 11 mil prestigiaram o show do fenômeno sertanejo. "Foi a melhor noite de toda a Festa. Sabíamos que seria a noite de maior público, mas os números finais surpreenderam", conta a secretária de Turismo, Larissa Andrade, ao receber o relatório do Departamento de Planejamento.
O show de Daniel, no sábado, 13, trouxe dez mil pessoas à Festa e o de Fernando e Sorocaba, no domingo, 14, outras 12 mil. Os números finais agradaram a Secretaria de Turismo, que afirma privar por visitantes selecionados. "Não queremos grandes multidões. Nossa intenção é trazer um público de qualidade e que saiba aproveitar o que a Festa Nacional do Marisco tem de melhor", salienta Larissa.
O número final de visitantes representa um aumento de 50,9%. "Conseguimos agregar crescimento de público com uma melhora na infra-estrutura do evento. Aumentamos a gastronomia e trouxemos shows nacionais que elevaram o nome da Festa Nacional do Marisco no Estado", acredita o prefeito. Em 2009 Penha recebeu 25.5 mil visitantes com o evento. "Com certeza foi a maior Festa da história de Penha", completa Evandro.
Consumo de mariscos também cresceu
De acordo com dados repassados pela Associação de Maricultores de Penha (Amap), aproximadamente 4,5 toneladas de marisco foram consumidos na décima quinta edição. No ano passado, 2,9 toneladas foram comercializadas na festa. O crescimento é atribuído à valorização do maricultor e a ampliação do pavilhão gastronômico.
Público
Dia 11 – 5 mil pessoas
Dia 12 – 20 mil pessoas (Luan Santana)
Dia 13 – 10 mil pessoas (Daniel)
Dia 14 – 12 mil pessoas (Fernando e Sorocaba)
Dia 15 – 5 mil pessoas (Grupo Intuição)
Estimativa do Departamento de Planejamento da Prefeitura
Fonte: Secretaria de Turismo
Felipe Bieging, Assessor de Imprensa
Jornalista SC 03480 JP
47 9926.3924
ACESSE:
http://www.turismopenha.com.br/