A Secretária de Educação juntamente com a Secretária de Saúde de Itajaí realizaram nesta segunda-feira (1) a Abertura do Programa Saúde e Prevenção na Escola. O treinamento ministrado por profissionais da saúde possibilitará aos educadores abordar assuntos como DST's/AIDS, entre outros, em sala de aula. Os encontros seguem até quarta-feira (3) no auditório da Secretaria de Educação.
O programa consiste na promoção de palestras, encontros e abordagens a alunos de 5ª a 8ª série e da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação. Esta ação atingirá 18.000 adolescentes de 5ª à 8ª séries e 700 alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Seu principal objetivo é oportunizar aos jovens o acesso às informações sobre sexualidade e Gênero – Identidades Culturais, Identidades e Preconceitos (machismo, racismo, misoginia, xenofobia, homofobia, lêsofobia, heterofobia, etnocentrismo, sexismo) e Sexualidade em Tempo de AIDS, focando nas Políticas Públicas de Saúde e Educação e Vulnerabilidade.
As práticas sexuais, seguras e não seguras serão tratadas com enfoque na problematização das gravidez, anticoncepção e sexo seguro. Os mediadores dos encontros pretendem abordar ainda a epidemiologia da droga, o conceito de droga, classificação, tipos e tipos de usuários bem como os efeitos da droga e aspectos psicossociais do usuário. A programação também é composta pela apresentação do conceito e dos principais tipos DST's e seu tratamento.
Os profissionais foram divididos em cinco grupos a receber treinamento em datas diferentes, a fim de discutir com mais precisão os temas pertinentes ao assunto. O treinamento reúne professores, enfermeiros e agentes de endemias de 29 estabelecimentos de educação, 32 unidades de saúde, além representantes de programas de prevenção e assistência às DST's/AIDS.