Durante esta e a próxima semana, exames preventivos são oferecidos às trabalhadoras da cidade. No domingo (07), uma série de serviços serão oferecidos durante todo o dia
O dia internacional da mulher deve ser marcado por uma programação especial em Balneário Piçarras. As atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde e Bem Estar Social (Sabes) começaram na segunda-feira (01) com ações de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero nas empresas da cidade. No domingo (07), uma série de serviços serão oferecidos às mulheres, a partir das 14h no ginásio Aurélio Solano de Macedo.
A prevenção ao câncer de mama e de colo de útero é o foco da Semana da Mulher desse ano. Preocupada com o aumento de casos no município, a Sabes desenvolve durante essa e a próxima semana ações de educação e prevenção nas empresas da cidade. De acordo com a coordenadora de educação permanente, a enfermeira Rosane Gonçalves Cé, o objetivo é dar oportunidade às mulheres que não podem se dirigir aos postos de saúde para fazer os exames preventivos em função da jornada de trabalho. "Já que essas mulheres não podem ir até o posto fazer a prevenção, a gente chega até elas, na empresa, para oferecer o trabalho", explica
O alvo da campanha são os bairros Nossa Senhora da Paz e Santo Antônio, onde estão concentradas as maiores empresas da cidade. A Sabes espera atender até dia 12 cerca de 250 trabalhadoras das indústrias locais. O aumento na incidência de casos de câncer de mama e de colo uterino impulsiona o trabalho das agentes de saúde, que também promovem palestras e distribuição de material informativo. Além disso, o Posto Central está aberto até as 22h para realizar os exames e atender as mulheres.
Dia da Mulher
A programação especial para o dia da mulher acontece no domingo, dia 7, no Ginásio Aurélio Solano de Macedo, no centro, a partir das 14h. Uma equipe com 60 profissionais vai oferecer atividades de lazer, educação e estética para as mulheres que participarem. Entre as opções já confirmadas, a Sabes vai oferecer serviços de cabelereiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e de prevenção em saúde. "Vamos iniciar a programação com um dinâmica de grupo e massagem relaxante", adianta a enfermeira Rosangela Cé. Dentre as ações de educação, orientações sobre violência doméstica serão repassadas para as participantes.
O Governo Municipal vai colocar a disposição das mulheres dos bairros Itacolomi, São Brás e Morretes um ônibus que parte do Posto Central as 14h, percorre as unidades de saúde, e segue até o ginásio.