Conforme prerrogativas da legislação federal, o estado catarinense realizou ontem, dia 03, a sua conferência rumo ao evento federal agendado para os dias 23, 24 e 25 de março, onde deverão participar todas as Unidades da Federação, com suas delegações, como forma de incrementar o atendimento a população antes, durante e depois de eventos climáticos danosos.
Segundo a Coordenadora da Defesa Civil de Camboriú, Carla Rosana Krug, "o objetivo deste encontro estadual foi à eleição dos 28 delegados que representarão nosso estado na Conferência Nacional em Brasília. Pelo menos 150 municípios participaram da realização, onde, também, foram votadas diretrizes para a melhoria dos serviços de defesa civil, desde a sua estruturação organizacional até vinda de recursos", declarou.
A cidade de Camboriú participou com 05 delegados no evento, garantindo vaga em Brasília "Todos os coordenadores municipais que realizaram as conferências em suas cidades e participaram do encontro estadual estão aptos a participarem da conferência nacional", explicou Carla.
A representatividade da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), resumiu-se aos Coordenadores Municipais. "Infelizmente nem todos os municípios de nossa região tiveram o entendimento de se unirem para aumentar o nosso poder em Brasília. Os delegados representantes da Defesa Civil de Balneário Camboriú, por exemplo, participaram apenas da abertura do evento e da aprovação do Regimento Interno, na hora das votações, já tinham vindo embora, o que deixou a região desfalcada", lamentou a Coordenadora camboriuense.
Carla lembra ainda que, felizmente, tanto a AMFRI, quando a Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR, foram parceiras. "Estes dois organismos têm apoiado substancialmente todas as coordenações de Defesa Civil da região para que possamos, ainda, ter mais autonomia e agilidade nos trabalhos, é pena que nem todos os municípios-membros valorizem este respaldo", finalizou.