A Secretaria Municipal de saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, comunica a população, conforme as orientações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, que desde a segunda quinzena de março a vacina pneumocócica-10 valente (conjugada) faz parte do calendário nacional de vacinação da criança a ser oferecida através do SUS, em todas as Unidades de Saúde de Itapema.
A vacinação neste primeiro ano de implantação será para as crianças na faixa etária entre dois e 23 meses de idade, e nos anos subsequentes à vacina pneumocócica-10 valente (conjugada) fica mantida no calendário de vacinação apenas para as crianças menores de um ano.
O Streptococccus pneumoniae causa DPI (doença pneumocócica invasiva), incluindo septicemia, meningite e pneumonia bacterêmica, e doenças pneumocócicas não-invasivas, como OMA, pneumonia não-bacterêmica, sinusite e bronquite em crianças. A incidência mais alta de DPI encontra-se nos extremos de idade (menores de dois anos e idosos).
As doenças pneumocócicas não-invasivas são geralmente menos graves clinicamente do que as DPIs, mas podem causar dor e perturbação significativas e associar-se à seqüelas graves. Além dessa proteção direta, a vacinação universal de lactentes também tem resultado em proteção contra DPI na população em geral.
"Solicitamos o esforço e empenho das mães para a vacinação de 100% das crianças com recomendação da vacina", reforçou o secretário municipal de Saúde, Roberto Carlos Ruiz.