A Escola Municipal Professora Rosa Maria Xavier de Araújo, localizada na Meia Praia, está desenvolvendo um projeto diferenciado com pais, professores e alunos da comunidade. Trata-se de um trabalho baseado no projeto de um padre alemão, denominado "Amor Exigente", que trabalha a auto estima e o combate às drogas nas famílias.
Na escola, o projeto é focado na prevenção ao uso de drogas, mas também trabalha o resgate dos valores, principalmente com os alunos que apresentam tendência a desvios de comportamento, dificuldades de aprendizagem, problemas com violência ou até mesmo envolvimento com drogas. Os estudantes participam de atividades que envolvem palestras, roda de conversas e dinâmicas de grupo.
De acordo com a professora Sueli Couto Fernandes, responsável pelo projeto, uma vez por semana, os alunos participam de um encontro na escola, onde eles realizam depoimentos, trocam experiências e participam das atividades propostas pela escola. O grupo assume um compromisso de fidelidade, para que tudo o que se converse durante os encontros, não seja divulgado fora da sala, já que os temas em questão muitas vezes podem deixar os participantes inibidos. "Procuramos dar carinho e apoio, oferecer ajuda ao nosso aluno que está passando por alguma dificuldade, porque acreditamos no potencial deles e temos certeza que o papel da escola é fundamental na formação de um cidadão", explica a professora. Ela afirma ainda que muitos jovens foram recuperados após participarem do grupo, prova disso foi a queda no índice de reprovação da escola e a melhora das notas e do rendimento escolar dos alunos envolvidos no decorrer do ano passado. "Quando nos conselhos de classe, percebemos a melhora no processo de aprendizagem de vários alunos com dificuldades, e quando vimos que esses alunos passaram a ter uma auto-estima melhor e adquirir novos valores de vida, ficamos muito felizes, porque dessa forma, temos a certeza de estarmos dando a nossa contribuição na formação de uma sociedade melhor", enfatiza a professora.
Os encontros também se estendem aos pais e a comunidade. "Realizamos atividades com os pais em dias diferenciados, e tudo o que se trabalha com eles, não se fala com os filhos e vice-versa, isso para que todos tenham privacidade e o trabalho possa fluir melhor", explica Sueli, afirmando que a comunidade da Meia Praia aprova a iniciativa da escola e sempre que os encontros de pais acontecem, eles participam trazendo dúvidas e sugestões para as reuniões. A diretora pedagógica da Secretaria de Educação professora Gilça Onélia de Jesus aprova o projeto e afirma que a parceria entre comunidade, escola e família é uma receita que vem apresentando excelentes resultados em todas as unidades de ensino da rede municipal.