Alunos resgatam cultura açoriana no dia do folclore

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Em comemoração ao Dia Nacional do Folclore, os alunos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Primeiros Passos realizaram apresentações do Boi – de – Mamão e exposição de trabalhos relacionados ao folclore. 

A grande comemoração ao Dia do Folclore foi celebrada na sexta-feira (20), na sede do NDI Primeiros Passos, localizada no bairro Perequê. Além da equipe Primeiros Passos e equipe pedagógica da Secretaria de Educação, os pequenos receberam a visita dos alunos do NDI Cebolinha, Augusto Bayer e Peti. 

De maneira prazerosa e lúdica, durante esse mês os professores e equipe da escola trabalharam com as crianças, temas relacionados ao folclore catarinense. Os materiais produzidos resultaram uma bela exposição. 

Entre os trabalhos apresentados, exemplo de consciência ambiental aliada ao resgate da cultura local. A garrafa pet virou bilboquê, as caixas de leite transformaram-se em sacis, retalhos de tecido ganharam jeito e corpo de boneca, resgatando assim os personagens do folclore. 

SAIBA MAIS SOBRE O DIA DO FOLCLORE

A data que comemora o Folclore foi  criada em 1965 através de decreto federal. Em alguns estados brasileiros, como Santa Catarina, ficou instituído agosto como o mês do folclore. Sendo assim a data é lembrada através de um conjunto de tradições, lendas e crenças.

A brincadeira do Boi-de-Mamão é uma das manifestações mais populares do litoral catarinense, revelando um auto dramático, encenado com alegre coreografia, ao som de uma cantoria que contagia e envolve todo o público.

O folclore também pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação.

Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".