A Prefeitura de Camboriú, através da Secretaria de Agricultura, deu início a mais uma campanha em prol do meio ambiente. Com o slogan "Quem joga óleo no ralo, trata assim a natureza" e cerca de 30 pontos de coleta, o objetivo é reduzir drasticamente a liberação do óleo vegetal, aquele utilizado na cozinha, que mesmo em pequenas quantidades pode contaminar solo, rios e lençóis freáticos.
De acordo com o material de divulgação, são diversos os prejuízos que a liberação do óleo na natureza pode causar para o meio ambiente. Quando se infiltra no solo, ele o impermeabiliza, dificultando a absorção das águas da chuva e, portanto, sendo um dos responsáveis pelas enchentes. Além disso, despejado no ralo, o óleo de cozinha pode provocar entupimento das tubulações.
Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio da Rosa, o trabalho de conscientização já começou. "Nos últimos dias, oferecemos palestras e capacitações aos educadores do município para que eles levem adiante as informações aprendidas. As escolas e creches da cidade também receberam galões de 200 litros para atender a coleta da comunidade", declarou.
A Prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias, destacou que a campanha não tem data para acabar: "Esta é uma ação fixa que adotamos como postura do município daqui pra frente. Estaremos constantemente realizando trabalhos de conscientização e os postos de coleta serão permanentes", declarou.
Para fazer sua parte, os moradores podem armazenar o óleo de cozinha produzido em suas casas em recipientes como garrafas pet e levá-las diretamente a algum dos postos de coleta. O material da campanha também informa que o óleo não deve ser despejado em ralos ou jogado diretamente no solo. O material coletado será reciclado e convertido em combustível que servirá aos veículos da Secretaria de Obras.
No último mês, a Prefeitura de Camboriú realizou uma campanha para recolhimento de lixo eletrônico que teve como resultado a coleta de 4,5 toneladas do material. O valor adquirido através da venda do lixo eletrônico para uma empresa de reciclagem foi utilizado na compra dos galões para a coleta do óleo de cozinha.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3365 0707.
Confira abaixo os postos de coleta:
Prefeitura de Camboriú
Caic Monte Alegre
EBM Anita Bernardes Ganancini
EBM Ivone Terezinha Garcia
EBM Lucinira Melo Rebelo
GEM Abalor Américo Madeira
GEM Andrônico Pereira
GEM Domingos Fonseca
GEM Marlene Pereira Zuchi
GEM Prof. Artur Sichmann
GEM Profª Clotilde Ramos Chaves
GEM Prof Joaquim Magalhães
JIM Pe. Sérgio Maykot
CEM Abelardo Torquato Rosa
CEI Euripes Paula da Silva
CEI Judite Rocha Dalago
CEI Monte Alegre
CEI Bela Vista
CEI Rio do Meio
CEI Odete Ramos Poltronieri
CEI Maria Bittencourt Saut
CEI Neide Merísio Molleri
CEI Maria Russi
CEI Menino Jesus
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Escola de Campo Adolfo Ovídio Coppi
Escola de Campo Hercílio Zimmermann
Escola de Campo Caetés
Escola de Campo Lajeado