A experiência pioneira e bem sucedida da cidade de Navegantes na implantação do PMAT – Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos foi tema de uma palestra ministrada pelo prefeito Roberto Carlos de Souza, na manhã desta terça-feira (29), durante Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios fortes, Brasil sustentável, que acontece em Brasília, entre os dias 28 e 30 de janeiro.
Roberto falou por cerca de 50 minutos a um público formado por prefeitos e gestores municipais de várias regiões do país. “Fomos pioneiros em nível de Brasil na implantação do PMAT e os resultados obtidos em nosso município chamaram a atenção do Governo Federal. Agora, estamos aproveitando este grandioso evento para compartilhar nossas experiências com as demais prefeituras e mostrar os bons resultados que alcançamos em Navegantes”, enfatizou o prefeito.
Sobre o PMAT
O PMAT é um programa de investimentos do BNDES que possibilita aos municípios aprimorarem a gestão administrativa. Visa a criação de processos, através de tecnologia e treinamentos, buscando a eficiência na arrecadação tributária, redução de custos administrativos, melhor atendimento aos contribuintes e modernização da máquina administrativa, como um todo.
Através do PMAT o município recebeu R$ 5.929.000,00 e entre todos os itens possíveis de financiamento, Navegantes foi contemplada com:
– Atualização das plantas imobiliárias do município;
– Reforma na estrutura de dados, telefonia e elétrica do Paço Municipal;
– Implantação de digitalização de documentos;
– Implantação de datacenter (ou centro de processamento de dados);
– Implantação de CRM, um sistema para reconhecimento do contribuinte;
– Aquisição de veículos para fiscalização (um carro e uma moto).
Sobre o encontro
O Encontro Nacional tem como objetivo apresentar aos novos gestores municipais os programas do Governo Federal que têm reflexo direto nas Prefeituras com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. Ministérios e órgãos federais apontarão políticas voltadas para os temas. Cada temática destacará as políticas dos Ministérios e órgãos federais voltadas para o respectivo tema.
Texto: Secretaria de Comunicação Social de Navegantes