A Secretaria Municipal de Saúde foi contemplada com R$ 30.500,00 para a compra de um veículo que será utilizado em vistorias técnicas do setor de auditoria. O recurso federal é proveniente do Participa-SUS, que direciona investimentos em auditoria e faz parte da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS.
“A saúde comemorou muito esta conquista que iniciou ainda em 2012 com o envio de projeto ao Ministério da Saúde, o qual tive participação informando e orientando os profissionais do setor a inscrever a Secretaria de Saúde de Itajaí”, declara a Vice Prefeita Dalva Maria Rhenius.
A aquisição faz parte do projeto de reestruturação do Setor de Auditoria da Secretaria que está se preparando para o acompanhamento e fiscalização da nova pactuação entre os três níveis de governo (municipal, estadual e federal).
Segundo o Secretário de Saúde, Paulo José da Silva, o setor de auditoria tem por atribuição “acompanhar, avaliar e fiscalizar os prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde – SUS, visando a qualificação desses serviços para atender de forma eficiente, efetiva e com qualidade os usuários do SUS no município”, explica.
A auditoria do SUS em nível municipal é uma política estratégica do Ministério da Saúde para os próximos anos. Neste sentido, o Município de Itajaí sai na frente com a reestruturação do setor que já vem mostrando resultados nos últimos quatro anos.
“Hoje, temos mais de 30 prestadores de serviços privados de saúde, incluindo a área hospitalar, que está sob o foco constante do setor de auditoria da SMS. São clínicas médicas, de exames de diagnóstico por imagem, laboratórios de análises clínicas, dentre outros”, afirma Emerson Gonçalves, do setor de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde. O volume de recursos pagos a estes prestadores ultrapassa R$ 37 milhões por ano.
Atualmente, o setor além de vários serviços em que está atuando, vem desenvolvendo um trabalho de acompanhamento e fiscalização do Pronto Socorro do Hospital Marieta com vistas a melhoria do atendimento e cumprimento da contratualização da instituição.
Texto: Secretaria de Comunicação Social de Itajaí