Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde localizaram nesta semana o primeiro foco positivo para Aedes Aegypti em Itajaí. A identificação ocorreu durante vistoria de uma armadilha instalada em uma empresa no bairro Cordeiros, localizada próximo a BR 101. Este é o primeiro registro após um ano e 30 dias sem foco positivo para larvas do mosquito da dengue na cidade.
A partir desta sexta-feira (01), todos os imóveis localizados dentro do raio de 300 metrosdo local onde foi encontrado o foco serão vistoriados pelos agentes de endemias. “Vamos intensificar as atividades nesta área para eliminar a presença de locais que acumulem água parada, pois não queremos que o mosquito se instale em nosso município e, consequentemente, surjam casos positivos da doença”, explica o Coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.
Segundo Lúcio o registro do foco se dá pelo fato de Itajaí estar localizada em um entroncamento de BR, ter sua economia voltada para a atividade portuária e ser um pólo logístico com fluxo de mercadorias e pessoas provenientes de outros Estados. “Tudo isso contribui para que o chamado “mosquito viajante” venha para nossa cidade e deposite suas larvas em locais propícios para proliferação. Aí está a importância de tomarmos aqueles cuidados que todos conhecem, mas nem todos seguem”, conclui.
A Vice Prefeita Dalva Rhenius deverá se reunir com Secretário de Saúde Paulo José da Silva e com representantes do Programa de Controle da Dengue na próxima semana. "Vamos programar uma campanha de conscientização para manter a dengue longe de Itajaí", declarou.
Texto: Secretaria de Comunicação Social de Itajaí