Para que não haja problemas envolvendo crianças e adolescentes no Carnaval, o Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estarão de plantão nos dias de folia em Navegantes.
De acordo com o presidente do Conselho Tutelar de Navegantes, Flávio Roberto de Souza, o órgão estará trabalhando 24h por dia no Carnaval, com o auxílio de dois conselheiros e um veículo para percorrer os locais em que acontecerão os eventos. O CREAS também estará nos eventos com folders alertando sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e a forma de denunciar através do disk 100.
A Secretária de Assistência Social, Andréa Silva, pede às pessoas que virem qualquer forma de abuso ou exploração contra crianças e adolescentes nesse Carnaval e em outras situações, que denunciem. As denúncias podem ser feitas nos telefones de plantão: CREAS – 8871-6502/ 9706-2236, Conselho Tutelar – 9657-9979 ou Disk 100.
CREAS no combate ao abuso e exploração sexual: O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realiza todo acompanhamento em casos de violência e exploração sexua contra crianças e adolescentes, sendo que esses casos são incluídos em um dos programas ofertados pelo CREAS o PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializados à Família e Indivíduos). O programa oferece o serviço de apoio, orientação e acompanhamento especializado a famílias e indivíduos de ameaça ou violação de direitos.
Novo endereço do Conselho Tutelar: Vale ressaltar que o Conselho Tutelar de Navegantes está funcionando em novo endereço. A sede fica localizada na Rua Prefeito José Juvenal Mafra, 696, centro (há duas quadras do Fórum), telefone (47) 3319-1306.
Texto: Secretaria de Comunicação Social de Navegantes