Itajaí deverá receber investimentos estrangeiros nas áreas da educação, esporte, porto e pode contar com parceria na solução de uma série de questões ligadas ao dia-a-dia da cidade. A possibilidade de uma ampla parceria neste sentido, foi anunciada ao prefeito Jandir Bellini na manhã desta segunda-feira (18), pelo senador Helmut Denk, chefe de uma delegação da Áustria que encontra-se em visita à região. A delegação veio definir parceria com a Univali na implantação de uma escola de tecnologia de energia renovável com uso de painéis fotovoltaicos (energia solar) e prospectar mais negócios na região.
O Senador Helmut Denk está representando a empresa Tina Vienna de Estratégias e Tecnologias Urbanas, uma holding público e privada, controlada pelo município de Vienna. Num primeiro momento, a empresa pretende instalar em Itajaí, em parceria com a Univali, uma escola que ensine a tecnologia de construção e instalação de painéis fotovoltaicos. “Partimos da ideia de formar profissionais nesta área para, a partir de então, buscarmos investidores dispostos a explorar essa atividade no Brasil”, explicou o senador. Segundo outros membros da delegação, duas empresas alemãs já sinalizaram a possibilidade de instalar unidades de produção de painéis fotovoltaicos em Santa Catarina.
Outro grande interesse do grupo foi no sistema portuário de Itajaí e Região. Os austríacos anunciaram a possibilidade de implantar um grande polo desportivo em Itajaí, que deve absorver, também esportes aquáticos. “Assim, temos pleno interesse numa parceria com a empresa que vai construir a marina no Saco da Fazenda”, explicou o chefe da delegação.
Durante o encontro desta manhã, os membros da delegação acompanharam uma apresentação feita pelo Superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos, que anunciou a intenção de promover o arrendamento de dois berços do porto para a implantação de um Terminal de veículos, caso se confirme a instalação de uma fábrica da BMW em Santa Catarina. Os austríacos não só demonstraram interesse neste processo, como também confirmaram que devem participar da licitação e, por isso, vão estabelecer um contato mais direto com a superintendência do porto.
Outra área de interesse dos austríacos é a destinação e aproveitamento do lixo urbano. No final da tarde desta segunda-feira, eles devem se reunir com outros prefeitos da região para aprofundar o tema, num encontro agendado para às 17 horas na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). Além do prefeito Jandir Bellini e do superintendente do porto, a comitiva foi recebida pelo chefe de gabinete, Manoel Rodrigues Conceição e pelo Secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Onézio Gonçalves. Representando o Poder Legislativo, estavam presentes ao encontro o presidente da Câmara de Vereadores, Osvaldo Gern, e o vereador Thiago Morastoni.
Texto: Secretaria de Comunicação Social de Itajaí