You are currently viewing Oratório da Paixão de Cristo em Penha focará mensagens do Messias ditas na Cruz

Oratório da Paixão de Cristo em Penha focará mensagens do Messias ditas na Cruz

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

“As Sete Palavras de Cristo na Cruz”. Essa é temática principal o oratório da Paixão de Cristo. A peça musical, inspirada na obra do maestro Santana, será apresentada na Sexta-feira Santa no Centro de Penha pelo quarto ano consecutivo, evento promovido  pelo Departamento de Cultura e pela Secretaria de Educação da Prefeitura.

A informação é do prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), que nesta terça-feira, 5 de março, confirmou a nova edição da celebração para 29 deste mês, Sexta-feira Santa, a partir das 19h, na Avenida Nereu Ramos, entre o Paço Municipal e a Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, no Centro.

Segundo Evandro, os ensaios da parte de música e canto já tiveram início, e a edição deste ano novamente terá as presenças do Coral Laci Simão Correia, do Coral Municipal de Balneário Piçarras e do Movimento de Irmãos do Grupo Shalom de Penha. Marcos Henrique Wagner, auxiliar do Departamento de Cultura e que atua na organização do oratório, informa que a duração da celebração será de uma hora, com aproximadamente 100 figurantes.

A base do repertório será a obra do maestro catarinense José Acácio Santana. “Nossa versão local da ‘Paixão’ é totalmente adaptada, e a cada ano, trazemos um roteiro diferente”, diz Marcos. “Usamos entre os figurantes integrantes dos grupos de canto, num grande espetáculo”, observa. Em 2013, o servidor público Beto Leite, que em 2012 foi imperador da Festa do Divino, novamente atuará no papel de Jesus Cristo.

A cada etapa da Paixão, um comentário situará os expectadores na cena, e tudo musicado pela obra de José Acácio Santana. “Há quatro anos, essa emoção veio para o centro de Penha, com o coral Laci Simão Correia, que conta com o apoio do Projeto Musicar, da Secretaria de Educação, figurinos próprios e novas vestimentas a cada ano”, observa o secretário Misael Cordeiro, da Educação. Todos estão convidados para se emocionar nessa Sexta-feira Santa especial de Penha. 

Essa inspiração vem da obra do maestro Santana, pioneiro no Brasil nas composições litúrgicas pós Concílio Vaticano 2º, e que possuía a invejável unidade musical e literária em suas composições. Só em Santa Catarina mais de 1000 grupos se beneficiam do seu trabalho. Especialista em Canto Coral Sacro José Acácio era graduado em regência e composição em Colônia, na Alemanha. Ele promoveu seis cursos superiores em música, teve 900 obras ensaiadas, 10 discos produzidos e estimulou a criação de mais de 200 corais e 3.000 concertos.

 

Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha