O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 10 de maio. Em Penha, segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, 71% do público alvo da campanha foi vacinado até quarta-feira, 24.
"O total é de 3.020 vacinados, o que da 57% de cobertura. Como nos outros anos, geralmente não se atinge a meta até sexta-feira (26) – prazo final – então a campanha é prorrogada para que a meta de 80% seja alcançada", explica a enfermeira, Jaine Luci Spricigo.
Ao logo da semana, as vacinas serão aplicadas – de segunda a sexta – em todas as unidades de saúde do município de Penha, das 8h às 17h. A meta municipal, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, é vacinar 80% de um total de 6.635 pessoas do grupo alvo da campanha.
Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.
O secretário de Saúde, Cleiby Darossi explica, ainda, que os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. "A prescrição médica e a carteira de vacinação são indispensáveis", alerta.
O Ministério da Saúde recomenda aos municípios e estados que não atingiram a cobertura adequada que intensifiquem as ações para que as pessoas sejam imunizadas, inclusive com abertura dos postos de vacinação aos sábados. “Isso é importante para que a população possa ter acesso e chegar ao inverno protegida”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, que alertou, ainda, para que as pessoas não deixem para a última hora.
Prevenção: O Ministério da Saúde ainda recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz.
Fonte: Assessoria de comunicação e relações públicas da Prefeitura de Penha